Unha encravada o que fazer

Se você alguma vez já teve unha encravada ou está com a unha encravada e entrou nesse artigo exatamente para saber unha encravada o que fazer  ? sabe o quando incomoda e dói. A unha encravada, também conhecida como onicocriptose aparece quando a unha está crescendo. Nesse momento acontece um erro de cálculo e ela cresce mais do que devia e entra na pele do dedo.

Normas da ABNT para trabalhos escolares
Como enviar curriculo

 

A unha encravada pode gerar dor, inchaço, vermelhidão e incomodo. Muita coisa pode ocasionar uma unha encravada por isso:

  • Corte suas unhas corretamente;
  • Não use sapatos apertados ou inadequados;
  • Não desprenda o canto das unhas;
  • Não faça um corte arredondado;
  • Evite tirar a cutícula.

Todas essas coisas podem ocasionar a unha encravada, por isso fique atento, evite essas coisas. Você já deve saber que a unha encravada aparece mais no pé, e geralmente no dedão. Ela pode aparecer na mão também, mas é bem mais incomum.

 

Bom, agora você já sabe como uma unha encravada aparece já pode prevenir, mas se já está com a unha encravada é hora de aprender o que fazer para tirar e acabar com esse incomodo chato e até dor.

 

Se sua unha está levemente encravada é possível tratar e curar seu problema em casa mesmo. Faça o seguinte:

  • Coloque o pé com a unha encravada em uma bacia com água morna, deixe por uns 20 minutos;
  • Depois desse tempo tente levantar o canto da unha com a pinça e coloque um algodão ou gaze para manter a unha elevada. Fique assim até a unha terminar de crescer e poder cortar;
  • Troque o algodão ou gaze todos os dias fazendo o mesmo processo. É interessante também passar um produto para cicatrizar e evitar infecção.

 

Receitinha da vovó – Se você observar que a unha está começando a encravar, pingue uma vela, você só precisa acender a vela e pingar a cera no dedo com a unha encravada, mire na unha. Ela vai ajudar bastante.

 

Se sua unha está muito encravada você pode precisar de cirurgia, consulte um médico para saber qual o seu caso. Se sua unha encrava sempre uma cirurgia pode ser a solução. A cirurgia é  bem simples, é feito uma anestesia local e nem sempre é preciso retirar toda a unha.

 

O que não fazer

 

Se sua unha encravou você deve tomar muito cuidado, sabemos que dói e que incomoda, mas não corte a parte da unha encravada, nem coloque nada apertando, isso vai fazer piorar ainda mais. Fazer esse tipo de coisa só vai aumentar a chance da sua unha encravar mais uma vez quando resolver o problema.

 

A unha encravada pode aparecer por vários motivos como já falamos, se você observar que sua unha encravou e continuar com os mesmos hábitos, só vai piorar. A unha encravada é comum de acontecer e não é a pior coisa do mundo, se estiver simples você mesmo consegue resolver o problema.

 

Só fique atento em caso de infecção, as infecções são perigosas. Se isso ocorrer procure um médico imediatamente, ele vai saber o que fazer e poderá até te passar um anti-inflamatório.

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.