Trabalho em equipe – Como fazer, dicas, passo a passo

No mercado de trabalho atualmente para que se obtenha um destaque significativo na corporação é imprescindível, ir além do conhecimento teórico, da agilidade, da criatividade, da facilidade de comunicação e do destaque individual.

Regras da ABNT
Norma ABNT
Capa de trabalho ABNT

As organizações hoje procuram profissionais que compreendam e utilizem o trabalho em equipe como forma de desenvolver as atividades e vencer os desafios propostos. De acordo com pesquisa o trabalho em equipe, muitas vezes apresentam melhores resultados do que os realizados de forma individual.

O trabalho em equipe vai muito além de apenas um grupo de pessoas, trabalhando em um determinado projeto. Há duas formas de desenvolver um trabalho de forma coletiva, o trabalho em equipe e o trabalho em grupo.

Entenda que o trabalho em grupo, são pessoas que executam cada um a sua atividade individual, sem ir além do solicitado, sem entender os resultados que são esperados desta atividade final e sem conhecer o trabalho que é efetuado pelos demais membros do grupo.

O grupo de trabalho possui um chefe e seus membros, onde o chefe e apenas ele pode apresentar sugestões, ou definir formas de executar as tarefa definida, sem aceitar colocações apresentadas pelos demais membros do grupo.

Essa maneira de trabalho além de ineficiente pode desmotivar os membros do grupo, pois uma vez que não entendemos a importância do trabalho executado não damos o devido valor ao que foi proposto, dessa maneira é praticamente impossível que os membros possam atuar de forma colaborativa no ambiente de trabalho.

O diferencial do trabalho em equipe está na compreensão da atividade e do projeto como um todo, no trabalho em equipe ao invés de termos um chefe há um líder que atua de forma transparente, que analisa as propostas apresentadas pelos demais membros antes de chegar a uma decisão.

Deixando claro para os membros qual ou quais os objetivos da atividade final, ao invés do trabalho individual e efetuada a definição de metas coletivas, que faz com que os membros colaborem uns com os outros, executando assim as suas atividades e auxiliando na dos demais.

Esta forma de trabalho exige mais do profissional, pois além se desenvolver na função em que esta habituado, ele expande sua visão, através do conhecimento de novas áreas e/ou funções, fazendo com que as analises e propostas sejam mais assertivas e ajudem a equipe a superar o esperado.

Adotar o trabalho em equipe auxilia no desenvolvimento dos envolvidos tanto como profissionais, quanto como pessoas, pois ensina como lidar com pessoas de culturas, crenças e ideias diferentes das próprias.

Para que este conceito seja eficaz é necessário que os membros escolhidos para o trabalho em equipe entenda que os resultados sejam eles, positivos ou negativos são de toda a equipe, portanto quando a atividade é entregue com êxito não apenas um, mas todo o conjunto ganha.

Características essenciais para um trabalho em equipe eficiente

Ambiente de uma equipe de trabalho

Trabalho em equipe exige muitas horas de convivência diária por este motivo e imprescindível, que o respeito e a harmonia prevaleçam em todas as situações. Dessa forma haverá sempre um ambiente o mais prazeroso possível.

A vantagem das diferenças

Pessoas diferentes pensam de formas diferentes, isso pode ser essencial para a solução de um problema ou finalização de projeto. Valorize as diferenças, pois um pode analisar a situação por um ângulo e próximo a analise a mesma situação por um ângulo totalmente diferente. E talvez justamente nessa analise esteja a solução.

Use e abuse das personalidades

Nas corporações possuímos pessoas com diversos tipos de personalidade, procure agrupar em uma determinada equipe pessoas com personalidades compatíveis, essa junção trará benefícios incríveis para a equipe, tanto de forma para estabelecer um ambiente harmônico na equipe de trabalho, quanto na busca de resultados.

Quem usar o trabalho em equipe?

  • Profissionais de diversas áreas
  • Estudantes
  • Atletas

Exemplos de trabalho em equipe

Esportes

Um bom exemplo de onde o trabalho em equipe apresenta bons resultados são os esportes, a maioria dos esportes é composta por equipes, grupos de atletas onde cada um tem a sua função e a executa de forma a ajudar a equipe a vencer.

Os insetos

Isso mesmo os insetos como as formiga, abelhas e gafanhotos todo eles possuem uma organização em grupo, exige que um trabalho em equipe seja executado, cada um possui sua função, como por exemplo, a busca de alimentos, procriação, defesa, etc.

 

 

 

 

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.