Temas de tcc – dicas, sugestões, exemplos, passo a passo

Uma das partes mais complicadas na hora de fazer a sua TCC é escolher o tema , por que é difícil ? Bom , digamos que o aluno faça faculdade de cinema e queira fazer um trabalho sobre filmes antigos , no entanto , o tema filmes antigos abrange muita coisa e o que o aluno irá estudar exatamente? Por isso é difícil escolher temas de tcc.

Norma ABNT
Como fazer um tcc
Regras da ABNT
Capa de trabalho ABNT

Para ajudar aos alunos a saírem nesse aperto , estaremos dando algumas sugestões de temas mas lembre-se sempre de consultar o seu orientador para confirmar se é viável fazer esse tema ou não.

Veja alguns temas de tcc:

• Gestão de RH nas pequenas empresas;
• Governança Corporativa;
• Marketing Esportivo;
• As mulheres e o mercado de trabalho;
• CRM “Customer Relationship Management” (Gerência do relacionamento com o cliente)
• Ética nas relações de trabalho
• Qualidade em projetos de exportação;
• Comércio exterior;
• Logística reversa;
• O impacto das mudanças nas organizações;
• A importância da tecnologia da informação nas tomadas de decisões ;
• Comunicação x Informação;
• Sistemas de informação (PED) e as estratégias empresariais;
• Empresas modelos: a influência da certificação ISO e PNQ;
• Auditoria financeira;
• Endomarketing;
• Gestão de Projetos;
• Desafios da gestão em uma empresa familiar;
• GRIS – Gerenciamento de risco
• Planejamento estratégico;
• O meio ambiente e as empresas;
• A motivação no ambiente de trabalho;
• A competividade nas micro e pequenas empresas;
• Ação preventiva na Administração;
• Administração participativa;
• Administração por objetivos (MBO);
• Os jovens administradores e o mercado de trabalho;
• Ambiente Organizacional;
• O método Kaizen;
• SASSMAQ (Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade no Transporte);
• Gestão no ensino universitário dos cursos de Administração;
• O método Kanban;
• Análise de desempenho;
• Balanced scorecard;
• Clima e cultura Organizacional;
• Estilos de liderança;
• A Administração pública como facilitadora do desenvolvimento social e econômico;
• A mudança de comportamento da indústria com o advento da responsabilidade social;
• O código de ética como influenciador do ambiente interno das organizações;
• Sociedade de conhecimento: mito ou realidade;
• Empowerment;
• Gerenciamento estratégico de armazenagem e transporte;
• Desenvolvimento econômico da região/cidade X;
• Planejamento estratégico;
• Modelos organizacionais;
• Qualidade de vida x qualidade no trabalho;
• Análises financeiras e o administrador atual;
• Gestão ambiental;
• A importância de se criar marcas próprias;
• Inteligência Emocional;
• Capital Intelectual;
• Empreendedorismo;
• Gestão por competências;
• Gestão hoteleira;
• E-learning;
• E-commerce;
• Práticas modernas na gestão de pessoas;
• A qualidade do atendimento como fator de crescimento empresarial;
• Marketing Invisível;
• O marketing e o consumidor no Brasil;
• Proteção aos direitos do consumidor em face de produtos com defeitos e vícios;
• Nicho de mercado;
• Importância do slogan para o marketing;
• Marketing de produto;
• Marketing político;
• Marketing das empresas de comunicação: TV, jornais e rádios;
• Relacionamento marketing/sociedade;
• Marketing de patrocínio: associação da imagem do produto ao evento patrocinado;
• Mercado financeiro;
• Responsabilidade social;
• Multimodalidade: a redução de custo pela unificação do contrato de transporte;
• A evolução dos regimes aduaneiros e os recintos alfandegados;
• Projeto de internacionalização de PME’s;
• Exportação de serviços no Brasil;
• Geração de valor para os acionistas;
• EVA: Economic Value Added;
• Fusão e aquisição de empresas;

E lembre-se que os temas devem estar relacionados com o que a sua faculdade ensinou , ou seja, não adianta

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.