SISU 2015 – Fazer inscrição agora – SISU.MEC.GOV.BR

O SISU – Sistema de Seleção Unificada – é o sistema do Ministério da Educação para que as instituições conveniadas possam oferecer vagas para os estudantes que irão se inscrever neste mesmo sistema.

Regras da ABNT para trabalhos escolares
Conhecendo melhor as normas da ABNT
Como fazer um TCC

A inscrição é em apenas uma etapa e ao se inscrever o candidato escolhe a opção que deseja entre as muitas vagas que são oferecidas. Até o fim do período da inscrição, o candidato tem a oportunidade de acessar o sistema e alterar suas opções.

 

Assim que a inscrição é finalizada, o sistema do SISU faz a seleção automática dos candidatos, levando em consideração a nota no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.

Sempre que sai uma chamada do SISU os candidatos que forem selecionados terão um prazo determinado para que possam fazer suas matrículas.

As vagas que não forem ocupadas nas instituições, poderão ser aproveitadas através da lista de espera e os candidatos deverão se manifestarem, respeitando o prazo estipulado no cronograma do sistema.

 

 

Inscrição no SISU

Para fazer a inscrição no SISU, o candidato deverá ter em mãos o número de inscrição e também a senha que foram utilizados no ENEM. Caso tenha esquecido o número de inscrição ou senha, será preciso acessar o site do Exame para tentar recuperá-los.

Não há taxa de inscrição no SISU e o candidato deverá se inscrever exclusivamente pelo site do sistema.

 

No ato da inscrição no site do SISU, basta ter em mãos o número da inscrição e a senha do ENEM, para se inscrever posteriormente na instituição de ensino, será preciso apresentar vários documentos e cada uma destas instituições determina quais são os documentos necessários. No momento de sua inscrição, poderá consultar estas informações no próprio sistema.

 

O candidato não só pode como deve imprimir o comprovante de sua inscrição e guardá-lo, caso precise comprovar que se inscreveu no sistema. É importante verificar as informações cadastradas, pois até o término da data de inscrição, é possível acessar o sistema e fazer as modificações necessárias.

Mesmo quem já participou de outras etapas do SISU, mesmo que tenha sido selecionado, poderá participar novamente, desde que tenha feito o ENEM requerido para esta edição.

 

Quando o candidato acessar o sistema do SISU e informar o número de sua inscrição no ENEM e também a senha, automaticamente serão buscadas as notas deste candidato no Exame.

Importante ressaltar que as instituições adotam formas diferenciadas paras as provas do Enem, por isto, quando um candidato se inscreve para um curso em uma determinada instituição, serão levados em consideração os requisitos por ela adotados. Todo o cálculo é feito automaticamente pelo sistema do SISU.

 

Quando o resultado do SISU for divulgado, os candidatos poderão consultar tanto pelo portal do Sistema, como também pela Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800 616161.

Havendo notas iguais, são adotados alguns critérios de desempate, por exemplo:

quem obteve a maior nota na redação do ENEM;

quem conseguiu uma nota maior na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;

qual foi a maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;

entre outros critérios adotado pelo MEC.

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.