Segurança de redes – Compreenda quais são os principais riscos e as principais ações, dicas, passo a passo

É todo procedimento que visa proteger um sistema de software e hardware, em menor e em maior escala, através de recursos digitais e físicos em  redes de computadores.Compreenda quais são os principais riscos e as principais ações de segurança numa rede.

Internet 4G – A ascensão de um tecnologia revolucionária
Normas da abnt para trabalhos escolares – Modelos para imprimir
Capa de trabalho ABNT – Modelos para trabalhos escolares

Items básicos na Política de Segurança

Em um ambiente com computadores, formando-se uma rede, necessita-se por norma e recomenda-se tomar alguns cuidados primordiais para manter o bom uso dos equipamentos e evitar danos como:

1-    Não comer nem beber próximo a algum computador;

2-    Não realizar reparos físicos  sem proteção no computador com ele ligado;

3-    Seguir a sequência padrão para ligar e desligar um computador:

 

a.1 Ligar

a.1.1 Plugar o cabo do estabilizador na tomada;

a.1.2 Ligar o estabilizador;

a.1.3 Ligar a CPU no ‘power’;

a.1.4. Esperar o computador inicializar.

b.1 Desligar

b.1.1 Clicar em Iniciar ou em Configurações no sistema operacional;

b.1.2 Clicar em Desligar ou em Desligar O Computador;

b.1.3 Esperar o sistema se encerrar;

b.1.4 Desligar o estabilizador;

b.1.5 Tirar o cabo do estabilizador da tomada.

 

É sem dúvida necessário que os administradores dos ambientes que dispõem da rede de computadores como um Telecentro comunitário, Lan House ou local de trabalho (escritório, centro de atendimento) ficarem atentos para criarem, divulgarem e normatizarem tais items de segurança assim que for preciso.

 

 

 

A Papel do Administrador de Redes

 

É de extrema importância que o administrador da rede conscientize os seus usuários sobre o que é permitido e o que não permitido passando-lhes a conhecimento uma política de conduta online para evitar contaminações e outros danos como perda de velocidade de conexão e roubos de dados confidenciais.

 

Fica também pela responsabilidade do administrador ou administradores, instalarem sistemas e imporem medidas de segurança, como anti-vírus, controle dos pais, firewall, anti-spyware, anti-adware, registros de acesso e histórico, sistemas de melhora de performance entre outros.

 

segurança-na-rede

 

 

Os perigos que podem surgir nas redes

 

Os ricos são muito quando os usuários pegos e enganados por alguma leigice ou ignorância acabam clicando ou se cadastrando em algum link ou site malicioso. Existem ameaças que chegam a se camuflar sutilmente e podem ser instaladas fisicamente pelo cracker (aquele que burla sistemas) ou hacker (aquele que quebra os sistema com más intenções) para futuros roubos de senhas e arquivos de uso pessoal como fotos e vídeos.

Os programas maliciosos e artimanhas mais comuns que acabam infectando computadores são worms, vírus, cavalos de tróia, spams, adwares, spyware, backdoors, hoax, phishing e cyberbullying. Ambas a ameaças causam danos consideráveis para o usuário do computador ou dispositivo móvel podendo causar danos digitais, físicos, financeiros e até emocionais no caso de roubo de senhas, hackeamento de perfis nas redes sociais, invasão de contas bancárias e vazamentos de fotos íntimas.

 

A ação da linha defensiva

 

Para se chegar a um ponto ideal de segurança, ficar a cargo do administrador da rede ou do usuário do computador munir o sistema com a melhor proteção possíve, sendo possível adquirir o melhor anti-vírus pago disponível no mercado, além de evitar baixar e instalar sistemas de proteção crackeados pois eles não funcionam como esperados e podem servir como porta de entrada de ameaças.

 

O segundo passo é checar as opções de programa de proteção que são gratuitos: anti-vírus, firewall, anti-spyware, anti-adware, dentre esses sistemas quais são os mais acessíveis e viáveis? Se recomenda muito dentre os gratuitos o AVG, Comodo e nos sistemas Windows o Defender ou o Microsoft Essentials.

 

Obviamente os pagos sempre acabam oferecendo uma melhor proteção, não custa muito fazer um investimento para garantir sua segurança, os mais recomendados são Kaspersky, NOD 32, Mcafee e Norton Internet Security.

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.