Segunda via CPF – Como solicitar, O que é CIC, O que é CPF, dicas, passo a passo

O CPF – Cadastro de Pessoas Físicas – é emitido pela Receita Federal e cada cidadão só pode se inscrever uma única vez, independente de sua idade. Quando é feita a inscrição, é fornecido um número formado por 11 dígitos e estes números serão os mesmos para sempre, não sofrendo qualquer modificação que seja em nenhum momento da vida do cidadão, pois como tirar Segunda via CPF?

Modelo de recibo de compra e venda
Cartão BNDES
Capa de trabalho ABNT
Em 1970 começou a ser fornecido o CIC – Cartão de Identificação do Contribuinte, que na época tinha prazo de validade. E a partir daí a declaração do Imposto de Renda passou a contar com um campo onde era preciso informar este número e assim foi sendo feito até a década de 80 quando então foi implantado o CPF que passou a ter uma importância muito grande na vida dos brasileiros, servindo não só apenas para o IR como também para vários momentos de sua vida.

 

Até o fim do primeiro semestre de 2011 a Receita Federal fornecia o “Cartão do CPF” que não tinha foto e servia para comprovar o número de inscrição. Se acontecesse da pessoa perder o seu cartão ela poderia solicitar a segunda via, mas sempre mantendo o mesmo número original.

 

Atualmente é solicitado o número do CPF em diversas ocasiões, entre elas:

para movimentações bancárias, dependendo da quantia, destino, etc.;

para abrir uma conta corrente ou poupança em qualquer banco, ou mesmo para fazer um investimento;

para ter um imóvel ou um veículo;

para requerer benefícios junto ao INSS;

se inscrever em concurso público;

entre muitas outras ocasiões.

 

Para se inscrever no CPF basta ir até uma agência conveniada com a Receita, podendo ser uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou até mesmo em uma das unidades dos Correios. O valor máximo que poderá ser cobrado é de R$ 5,70.

 

Mas também é possível fazer sua inscrição no CPF através da internet, porém será preciso ter o Título de Eleitor. A inscrição online é feita pelo endereço:

www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ssl/ATCTA/CPF/InscricaoPublica/inscricao.asp – preste muita atenção ao fazer sua inscrição no CPF pela internet, para não digitar errado. É preciso preencher todos os campos corretamente.

Antes de enviar o formulário, verifique novamente cada campo preenchido para certificar-se que não há erros.

 

Quem perder o seu CPF poderá solicitar a segunda via, porém não é mais enviado o cartão para a pessoa inscrita, apenas é informado o número da inscrição pela internet.

A Segunda via CPF é chamada de “Comprovante de Inscrição no CPF” e pode ser obtido no próprio site da Receita Federal gratuitamente, através do endereço:

www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/CPF/ImpressaoComprovante/ConsultaImpressao.asp

 

Será preciso informar o número de seu CPF, o nome completo do titular, data de nascimento, nome da mãe e o número do Título de Eleitor.

 

A impressão do comprovante de inscrição no CPF pode ser solicitada quantas vezes forem necessárias, não sendo cobrada nenhuma taxa e o comprovante gerado pode ser apenas visualizado na tela ou se desejar, ser impresso.

 

Vale ressaltar que este comprovante de inscrição no CPF não traz nenhuma informação sobre a situação econômica do cidadão, apenas serve para comprovar a inscrição.

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.