Qualidade de vida no trabalho – Algumas dicas

Qualidade de vida no trabalho está relacionada á satisfação dos funcionários com o seu ambiente coorporativo, o termo passou a ser usa nos anos 60 com o crescimento dos sindicatos, onde empresários e reivindicadores notaram que a satisfação do empregado influencia diretamente no rendimento do seu trabalho.

Capa de trabalho ABNT
Modelo de notificação ExtraJudicial
Cálculo de Rescisão de contrato

Por este motivo, a qualidade de vida no trabalho é de extrema importância, hoje para os empregadores, pois mensurando o nível de qualidade de vida no trabalho de suas corporações é possível definir pontos que ajudam no melhoramento dos resultados da empresa.

Para os funcionários a qualidade de vida no trabalho, possui a mesma importância, mas de um ponto de vista diferente, pois o nível de qualidade de vida no trabalho de uma pessoa está relacionado diretamente à felicidade, às alegrias, as conquistas originárias deste trabalho.

A satisfação em executar uma atividade ou exercer um cargo, se origina no mínimo a partir do momento que as necessidades básicas de um indivíduo, são atendidas, daí em diante quanto mais necessidades atendidas, maior será o nível de qualidade de vida no trabalho deste individuo.

Por este motivo, não existe um padrão pré-estabelecido referente à quais são essas necessidades, pressupomos que as necessidades básicas gerais são alimentação, moradia e saúde. Mas cada indivíduo possui uma necessidade diferente.

Por exemplo: para algumas pessoas o emprego ideal é que lhe permita pagar todas as despesas, e ter um tempo extra para passar com famílias aos fins de semana. Para outros o ideal é o emprego que lhe permita conhecer mundo, viajar, conhecer lugares e culturas novas, sem ter um lugar fixo.

Como podem ser são duas realidades muito diferentes, mas ambas proporcionam uma satisfação na qualidade de vida no trabalho aos seus indivíduos.

Formas de a Corporação melhorar a qualidade de vida no trabalho no ambiente corporativo

Os profissionais passam sem dúvida a maior parte de seus dias no ambiente coorporativo, por este motivo medidas adotadas nesse ambiente melhora não só, a qualidade de vida no trabalho dos funcionários na questão de resultados, mas também na sua saúde, humor, disposição.

Todos esses fatores são excelentes para a corporação de forma a ter profissionais motivados, comprometidos, flexíveis, criativos e focados em suas focados em suas atividades, não apenas devido as compensações monetárias, mas também pelo crescimento pessoal de a corporação propicia.

Segue abaixo atitude que facilitaram a conquista de uma qualidade de vida no trabalho melhor:

  • Investir no aprendizado dos funcionários: ministrar cursos e treinamento que melhore ou facilita o desenvolvimento de suas atividades, assim além de ter a certeza os mesmos poderão executar suas atividade de forma melhor, ainda os motiva mostrando preocupação com o seu desenvolvimento pessoal.
  • Ter uma equipe de RH forte: essa área é vital para possuir uma qualidade de vida no trabalho promissora, pois é quem adequa os indivíduos as suas funções, uma escolha errada nesse processo com certeza resultará em um profissional insatisfeito, pois a corporação não conhece as necessidades este funcionário para preenche-las. São responsáveis também por adequar o salário a função exercida e acompanhar crescimento do funcionário na corporação.
  • Realizar Feedback: deixar claro para o funcionário o que a corporação espera dele, mostrar qual o plano de carreira da empresa, quais os resultados atingidos e os que precisam melhor de forma clara e transparente.

 

Formas dos colaboradores melhorar a qualidade de vida no trabalho no ambiente corporativo

É claro, que a maioria dos fatores são relacionados aos comportamentos da corporação para com os seus colaboradores, mas há processos simples que podem ser adotados pelos funcionários de deixaram o ambiente corporativo mais suave, de forma que facilidade o convívio e melhore a qualidade de vida no trabalho.

Segue algumas sugestões:

  • Se conheça: antes da corporação conhecer e atender as suas necessidades é necessário que você as conheça e compreenda, defina as suas necessidades e a partir delas escolha uma atividade que as preencha, e caso as suas necessidades não estejam preenchidas no momento, independente das circunstancias financeiras ou pessoais, antes de se sentir insatisfeito, analise, compare, certifique-se quanto ao que essa atividade lhe trouxe de bom, se é possível melhorar, ou de que forma pode melhorar, seja buscando outra atividade, se aperfeiçoando nesta.
  • Realize trabalho em equipe: essa forma você torno o ambiente mais unido, gerando confiança e uma relação de ajuda mútua.
  • Cumpra os horários definidos: não atrase, siga a sua jornada de trabalho conforme o combinado, assim você evita que as atividades se acumulem, e mostra comprometimento com a atividade.

 

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