Prouni – dicas, como conseguir, vantagens

Prouni é um programa realizado através do Ministério da Educação que proporciona bolsas de estudo integrais e ajuda em descontos de até 50% em instituições particulares do ensino superior, sendo em cursos de graduação e cursos sequenciais de formação de alguma matéria específica para os estudantes brasileiros que possuem ensino superior.

Modelo de notificação extrajudicial
Modelo de carta de cobrança
Capa de trabalho ABNT

Para fazer parte do grupo de bolsista do Prouni, o estudante brasileiro que não tiver nenhum diploma de curso superior e que atendam algumas exigências como ter cursado o ensino médio completo em escolas públicas, ou até mesmo cursado o ensino médio em uma instituição privada, porém só para bolsistas. Ou funciona também no caso de ter estudado metade dos anos em escola pública e a outra metade em escolas particulares, porém como bolsista também. Ter deficiência, ser professor de uma rede pública de ensino, ara poder concorrer a bolsas exclusivas em cursos de licenciatura, para esse caso não é necessário comprovar rendas.

Para poder concorrer as bolsas integrais de estudo, o interessado deverá comprovar renda familiar com o valor bruto de até um salário mínimo e meio por pessoa, e para as bolsas parciais de 50% a renda familiar deverá ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

O Processo seletivo do Prouni funciona em duas fases, sendo a 1° processo regular e 2° processo de ocupação de bolsas remanescentes. No processo regular, podem se inscrever os candidatos que já tenham participado de edições anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio (o famoso ENEM)do ano antecessor e também que tenha obtido pelo menos 450 pontos em média das notas do exame e uma nota acima de 0 na redação.

Os candidatos para o processo das bolsas remanescentes teria que ser professor da rede pública de ensino e participado do quadro de pessoal permanente de instituição pública, aos cursos com grau de licenciatura com a formação de magistério ou que tenha participado do Enem, partindo da edição de 200, e que também possua uma mesma edição do exame, a média das notas igual ou superior a 450 pontos e também nota superior a zero nas redações.

Programa Prouni

A finalidade do programa Universidade para todos é a realização de bolsas de estudo para todos os jovens estudantes do país que se encaixam nos requisitos do programa. Oferecendo bolsas de estudos parciais e integrais de graduação e também de sequenciais dos cursos. O Prouni segue junto ao sistema de seleção de informatização e impessoal, que confere uma transparência mais segura aos processos, Os inscritos serão selecionados através de suas notas obtidas no exame do Enem sendo adepto a inclusão da qualidade e mérito de todos os estudantes com melhorias em seu desempenho acadêmico.

O Prouni também proporciona ações conjuntivas de incentivo da permanência dos estudantes nas escolas, como uma bolsa permanência, os convênios de estágiarios do MEC da Caixa econômica federal e do MEC DA FEBRABAN, e também com o fundo de financiamento estudantil, que vem oferecendo aos bolsistas parcial o financiamento de até 100% das mensalidades mesmo que não sejam cobertas pela bolsa do programa.

 

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.