Onde tirar carteira de trabalho – quais documentos necessários, dicas, passo a passo

Finalmente esta naquela fase da vida em que as crianças passam a ter responsabilidade, ou seja, deixaram de ser crianças e viraram adultos, ou adolescentes prontos para o mercado de trabalho, seja como estagiário ou jovem aprendiz, estamos falando sobre trabalho, ou mais especificamente, de como e onde tirar carteira de trabalho.

Capa de trabalho ABNT – Modelos para trabalhos escolares
Dicas para evitar furtos em aeroportos e rodoviárias
Entrevista de Emprego – Conheça quais os principais erros que devem ser evitados

Então sugerimos que anote essas informações com cuidado e sim, é importante ter a carteira de trabalho, seja qual for o emprego que você deseja ter, porque isso lhe dará uma segurança e proteção durante o seu trabalho. Sem contar que dificilmente encontrará uma empresa que contrate apenas por contrato, mesmo se for estagiário, precisará ter uma carteira de trabalho.

Confira e anote as informações abaixo onde tirar carteira de trabalho ou solicitar a segunda via, caso tenha perdido:

  • Cópia do documento de identificação que deve estar em bom estado e atualizado
  • Cópia ou original do CPF
  • Comprovantes de residência, ou seja, o CEP.
  • Caso seja casado, deverá levar a certidão de casamento e caso seja divorciada ou viúva deverá levar um certidão comprovando os casos mencionados.
  • E a foto é tirada na hora no local e não custa nada para a pessoa for fazer a primeira via da carteira de trabalho.

 

Agora vamos falar sobre como tirar a segunda via, porque a vida é muito imprevisível e tudo pode acontecer como ter a carteira de trabalho roubada ou então perde-la. Então se você perdeu a primeira via da carteira ou roubaram aqui esta o que deve fazer:

 

  • Em primeiro lugar não entre em pânico, documentos são importantes, mas a sua vida vale mais, então se roubarem a sua carteira fique calmo e de graças a deus que ainda esteja vivo.
  • Depois, você precisará apresentar o CTPS (Carteira de Trabalho e Providencia Social) anterior.
  • Extrato de FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de serviço), RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), folha de seguro desemprego.
  • Caso você seja um estrangeiro, procure o seu consulado para se informar sobre essa situação e para ter maiores informações
  • A foto será tirada no local e também não irá custar nada à pessoa seja ela brasileira ou estrangeira.

 

E agora você já sabe como tirar a sua carteira de trabalho e como pedir uma segunda via caso a perca ou alguém a roube de você.  Como dizia o homem aranha “com grandes poderes vem grandes responsabilidades”, ou seja, agora que você é uma pessoa adulta terá que arrumar um emprego e enfrentar a vida, acabou o todinho.

 

Damos uma dica para quem não quiser perder os documentos, sempre deixe eles organizados em alguma pasta ou bolsa que é de fácil acesso. E para não dar chance de ser assaltada não abra a carteira ou a bolsa no meio da rua ou em lugares desconhecidos,  porque isso pode atrair atenção de maus elementos.

 

Faça uma cópia de todos os seus documentos, e de preferências use as cópias autenticadas, para evitar que em um assalto você perca seus documentos.

 

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.