O que é ser empreendedor – Dicas, passo a passo

O que é ser empreendedor – Você sabia que empreender não se refere apenas às atividades empresariais ou profissionais? Antes de partir para uma atividade inovadora, é preciso compreender o empreendedorismo como uma atitude pessoal, em todos os setores da vida. Confira mais sobre o que é ser empreendedor!

O que é ser empreendedor?

Empreendedorismo significa empreender, ou seja, a capacidade de resolver um problema ou situação complicada, buscando novas soluções com criatividade – e isso não se faz apenas nas empresas e negócios, mas na própria vida pessoal. É um termo muito usado no âmbito empresarial sendo muitos empreendedores conhecidos por suas inovações, como Bill Gates, Mark Zuckerberg, Sean Parker, Steve Jobs, dentre outros.

O que é ser empreendedor

Esta é uma característica para se sobressair à concorrência, com medidas e competências estratégicas. Não importa se o seu negócio seja pequeno, há atitudes que quando colocadas em prática, fazem toda a diferença na hora de empreender.

Mas empreender no Brasil não é tarefa fácil. Há uma série de impedimentos burocráticos que tornam difícil a vida daquela pessoa que busca soluções alternativas para os seus negócios.

Ter conhecimento do negócio – O que é ser empreendedor?

Este é o primeiro passo do empreendedor. É preciso conhecer a fundo o negócio e o mercado em que se pretende atuar. Desta forma, aprenda tudo o que puder, busque referências positivas, conheça o seu público e os seus concorrentes, modele perspectivas de futuros, e tenha metas realistas quanto ao mercado.

Honestidade – O que é ser empreendedor?

A honestidade deve ser a base de uma atitude empreendedora, já que os desonestos não se mantêm no mercado. Tenha uma relação positiva com o seu público e verá resultados imediatos – esta é uma regra do empreendedorismo moderno.

Trabalho – O que é ser empreendedor?

Empreender é sinônimo de muito trabalho – muito mais, às vezes, que o encontrado em uma função assalariada. Por isso, um bom planejamento determina que todo o trabalho seja realizado. Muitas pessoas acreditam que empreender é sinônimo de dinheiro fácil, o que é um erro.

Diferenciais – O que é ser empreendedor?

Não é porque você trocou um emprego por um negócio próprio que você está simplesmente empreendendo. Empreender implica em apresentar diferenciais – e isso quer dizer um produto inédito no mercado, um serviço muito mais eficiente que o da concorrência, um plano de vantagens e benefícios, um relacionamento de primeira, um conteúdo gratuito de alta qualidade, etc.

O que é ser empreendedor

Planejamento – O que é ser empreendedor?

Grande parte das empresas e empreendedores brasileiros chegam à falência em menos de dois anos de negócios devido à falta de planejamento. Logo, o empreendedor de sucesso deve fazer um plano de negócio e um planejamento estratégico por etapas. Defina quem são os seus clientes, onde eles estão, qual será o seu produto ou serviço, quais as suas garantias, como irá apresentar a sua proposta ao mercado, qual a margem de lucro, quais os desafios e contingências, quem serão os seus concorrentes, onde você quer chegar e quando, etc. Considere o seu planejamento em curto, médio e longo prazos, e coloque em pauta tudo o que se refere ao seu negócio.

MEI – Microempreendedor Individual

Uma vantagem que ocorreu recentemente no Brasil em termos de pessoa jurídica e modelo fiscal de negócios foi a criação do MEI – Microempreendedor Individual. Para saber mais sobre as vantagens em relação às empresas de micro, médio e grande portes, acesse o site do SEBRAE neste link e seja hoje mesmo um empreendedor.

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.