Conhecendo melhor as normas da ABNT

Não conheço nenhuma pessoa que goste de escutar a frase: “normas da ABNT” na hora de entregar algum trabalho, isso ocorre muito em trabalhos formais, como monografias. Todo mundo acredita que as normas da ABNT são complicadas e desnecessárias e que isso não passa de enrolação para ganhar tempo.

A verdade é bem diferente do que se pensa, as normas da ABNT são necessárias pois padronizam os trabalhos, o que facilita e muito sua leitura e compreensão do texto.  Todo estudante precisa aprender essas regras, para evitar problemas futuros, na hora da entrega dos seus trabalhos.

A notícia que é são muitas regras e normas que precisam ser cumpridas fielmente, mais não só de notícias ruins é que vivemos, a boa notícia é que as normas não são difíceis para aprender, os únicos pré requisitos para que consiga aprender são: atenção e boa memorização, mais nada que uma boa cola não ajude.

Conhecendo melhor as normas da ABNT

Conhecendo melhor as normas da ABNT

Capa de trabalho ABNT – Modelos para trabalhos escolares
Modelo notificação extrajudicial – encontre aqui 5 modelos de como fazer
Modelo carta de cobrança – encontre aqui 7 opções gratuitas

Qual a importância das normas da ABNT?

A sigla ABNT significa: “Associação Brasileira de Normas Técnicas”,  que é uma entidade privada, que não possui fins lucrativos onde é responsável pela normatização técnica aqui no Brasil. Desde 1940 que a ABNT possui a função de fornecer a base de normas que são utilizadas no desenvolvimento tecnológico em nosso país.

Mesmo com toda a burocracia que as normas ABNT impõe, essa padronização ajuda a manter um modelo de formatação único que facilita a compreensão dos trabalhos e documentos que exigem essa normativa, como: monografias, especificação técnicas de produtos, normas de segurança e saúde.

Para que você consiga aproveitar todos os benefícios desse conjunto de regras, vou te mostrar um glossário com os principais termos usados neste processo. Essa proposta é para facilitar sua vida, uma vez que esses termos serão constantes na formatação do documento.

Principais termos encontrados nas Normas da ABNT:

  • Anexos

Os anexos não são elementos obrigatórios, eles devem ser incluídos caso o autor ache necessário. O diferencial é que normalmente não é um material que foi elaborado pelo autor, já que a formatação não é a mesma. Ex.: Anexo 1 – Pop de execução – 2015

 

  • Capa

Elemento obrigatório para que o trabalho fique protegido externamente além da sua identificação fica mais fácil e mais clara. Todas as informações para a identificação do documento precisa estar claro, como título, autor, ano e versão (se for cabível)

 

  • Anverso da folha de rosto

É a parte que fica frente da folha de rosto

 

  • Citação

É uma menção realizada em algum determinado momento do texto, que foi elaborada por um outro autor, e logo foi extraída de outra de fonte de informação que naturalmente será diferente da usual.

 

  • Folha de rosto

É um elemento que entra como obrigatório que tem a finalidade de identificação do documento, todos os detalhes do conteúdo que estará presente naquele documento deve estar presente na folha de rosto.

 

  • Errata

É uma lista simples dos itens que apresentaram algum tipo de erro, e suas devidas correções. É comum a errata ser um papel avulso entregue juntamente com o trabalho impresso.

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *