Programa Minha Casa, Minha Vida – Posso usar o subsídio ou o FGTS como entrada do financiamento

Ao realizar a compra de uma casa ou apartamento pelo programa Minha Casa, Minha Vida, é possível utilizar o valor do subsídio ou o saldo do FGTS como entrada do financiamento?

Casa própria – financiamentos, dicas
Despesas financeiras – como organizar
Como fazer um fluxograma

Acredito que esta seja uma dúvida bastante comum entre as pessoas que desejam comprar uma casa no financiamento pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Como você sabe muitos bancos de todo o Brasil não financiam 100% do imóvel, isto é, no caso de alguns bancos como a Caixa é possível financiar apenas 90% do imóvel, sendo que os outros 10% você terá que pagar com seus próprios recursos. Mas no programa Minha Casa, Minha Vida, existe um subsídio que o governo dá para pessoas de baixa renda, sabendo disso a pergunta que muita gente se faz, é possível utilizar o subsídio ou o FGTS como entrada do financiamento?

Subsídio como entrada

Infelizmente não é permitido. Pelo menos de acordo com as regras do programa Minha Casa, Minha Vida, esta ação não é permitido. O que acontece é que muita gente não conhece o verdadeiro papel do subsídio neste programa. Imagine que você esta situação:

  • Valor do imóvel: 200.000,00
  • Valor da entrada: 20.000,00
  • Saldo a financiar: 180.000,00
  • Subsídio: 20.000,00
  • Saldo a financiar após o subsídio: 160.000,00

Como pode ter observado o subsídio serve para diminuir o valor que será financiado e assim permitir que seja feito um financiamento com uma prestação mais baixa e que a mesma possa ser paga por pessoas de baixa renda, mas isto não elimina a entrada. O certo é que em caso de financiamento para baixa renda, quanto maior o valor financiado e quanto menor for a taxa de juros melhor, já que dessa forma a prestação fica bem mais baixa.

Posso usar o saldo do FGTS?

Como eu já não posso utilizar o subsídio como entrada, existem alternativas como por exemplo o saldo do fundo de garantia por tempo de serviço ( FGTS ). Como todos devem saber é possível utilizar este saldo na compra da casa própria, mas ele pode ser utilizado também como entrada? Para esta pergunta a resposta também é não. A verdade é que o fundo de garantia entra na mesma condição do subsidio e depois que você pagar a entrada no saldo que você tem a financiar pode-se utilizar o FGTS parra baixar este valor e torna-lo um financiamento mais baixo, mas isto não significa que você possa usar o saldo do fundo de garantia como entrada.

Conclusão

O seu saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, pode sim ser utilizado na compra de sua moradia, assim como o valor do subsídio para as famílias que entram nos critérios do programa Minha Casa, Minha Vida, mas só poderão ser utilizados para abaixar o valor do saldo devedor e o valor a ser financiado, mas infelizmente este recurso até onde eu sei e considerando as regras do programa Minha  Casa, Minha Vida não podem ser utilizados como entrada.

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *