Mais dinheiro – Como cortar gastos

Como cortar gastos e ter mais dinheiro

Você não esta sabendo a quanto ganha e nem o quanto gasta? Gostaria de ter um lucro maior no fim do mês? Ai vão algumas dicas que vai lhe ajudar a  ter uma vida financeira melhor.
Como calcular rescião de trabalho
Emissão de nota fiscal – como fazer?
Como fazer uma maquiagem simples

  1. Anote todas suas dividas

Para deixar esclarecido o quanto ganha e quanto gasta, faça uma planilha de seu histórico financeiro.

Quem é empregado deve colocar na planilha seus gastos e receitas durante 3 meses. Para os autônomos deve anotar as despesas durante 6 meses, isto por causa da variação da receita.

  1. Use a formula para limitar gastos

Utilize a fórmula 50/15/35 para dividir os gastos

Como funciona:

  • 50% vão para as coisas essenciais como moradia, comida, água e luz, saúde etc.
  • 15% vão para propriedades financeiras da família. Faça uma poupança onde esses 15% será investido, caso haja dividas priorize-as, assim que quitadas continue o cronograma.
  • 35% esta % você usara como deseja, lazer, academia, cabelereiro, etc.

Caso sua família esteja gastando mais que os 50% da renda com os gastos essenciais ou acima dos 35% para lazeres, faça algo para que mude isto, reanalise os gastos e veja oque é possível corta. Caso haja uma sobra tanto dos 50% ou dos 35% invista-nos 15%.

  1. Caso haja dividas, renegocie.

Antes de começar a poupar seu dinheiro, são muito importante que você saiba quais são suas dividas e o valor delas. Caso você tenha dividas de curto prazo acima de 15% de sua renda, você esta superendividado. Caso tenha dividas em atraso, procure seus credores e renegocie-as. Feche acordos que possa cumprir e que não exceda seus limites, lembrando que essas contas em atraso você paga com os 15%, e se sobrar dos 50% ou 35% devera ser depositados para uma eventual emergência.

  1. Cartão de crédito

Sem duvida alguma a fatura do cartão de credito é a grande surpresa todo mês, aposente e use somente ele em extrema necessidade, comece a pagar suas compras à vista. Caso use-o pague a fatura em dia, e nunca utilize o modo rotativo.

  1. Não pegue mais empréstimos

Cheques especiais não faz parte da renda. Também há abuso no consignado. Empréstimos devem ser o ultimo recurso e não pode virar habito em sua vida. Caso for fazer viajem ou comprar algo caro, junte o dinheiro necessário.

  1. Troque dividas caras por baratas

Dividas de cheques especiais e cartões de créditos são os maiores cobradores de juros, por isso vale apena fazer um empréstimo consignado ou pessoal para que possa pagar essas contas em atraso. Quando você terminar de pagar a ultima parcela do empréstimo faça a conta e verifique o quanto você economizou troando um pelo outro.

  1. Pense na aposentadoria

Não se esqueça de sua aposentadoria, planeje seu futuro sem que ele influencie no seu presente, este é o objetivo de um bom planejador financeiro. Quanto antes você começar a planejar e juntar dinheiro, mais tempo você terá para conseguir melhores patrimônios sem que haja grandes sacrifícios.

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *