Internet 4G – A ascensão de um tecnologia revolucionária

A telefonia móvel vem passando por alguma mudanças nesses últimos anos, que vem causando uma diferença drástica no uso dos celulares e smartphones. A vinda do GSM, permitiu que o intercâmbio de informações  em forma de áudio e conteúdo digital na telefonia fossem criptografadas com maior segurança e prontidão, porém com a chegada do 3G, a terceira geração da telefonia móvel outros e novos recursos vieram para agregar a capacidade de roaming e interação com conteúdos multimídias.

Saiba o que fazer se tiver o celular roubado
Como baixar WhatsApp no computador – passo a passo, usar, dicas

Com o passar dos anos porém os usuários de telefonia móvel foram requisitando mais capacidade de seus celulares, com o advento de novas tecnologias que permitiam acesso a internet convencional por meio do celular, a partir dai que o 3G começou a ficar absoleto, pois necessitava-se de uma nova tecnologia com mais velocidade e poder.

O advento da internet 4G

Foi nesse cenário que acabamos conhecendo o nascer da internet 4G. A quarta geração da telefonia móvel, utiliza a tecnologia LTE (Long Term Evolution), ferramenta desenvolvida a partir das outras tecnologias precurssoras GSM e WCDMA. O LTE viabiliza a transmissão de dados e informações, impulsionando o 4G sobretudo através de comunicação via internet, com arquivos, streaming, vídeo, áudio e  voz.

O maior impacto da internet 4G além dela pesar menos no bolso, foi em questão de velocidade, pois ela privilegia o tráfego de dados, com uma média de velocidade de navegação girando em torno de 50 mbps de upload e 100 mbps de download.

internet-4g

 

A Internet 4G no Brasil

Cerca de 30 países já estou implantando a tecnologia da internet 4G, o Brasil está encontrando dificuldades para implantá-la mais nos próximos 3 anos que virão, é possível haver um avanço considerável com uma reforma no sistema de telecomunicações brasileiro a partir da Anatel.

A seguir podemos ver os modelos de telefones que estão homologados oficialmente pela Anatel em solo brasileiro que possuem essa tecnologia 4G até agora:

Fabricante Modelo de Telefone
Apple iPhone 5c (A1507), iPhone 5s (A1457)
Blackberry Blackberry Z10 (STL100-2), Blackberry Q10 (SQN100-3), Q5 (SQR100-2 – RFS121LW), Z30 (STA100-5 – RFY111LW)
Nokia Lumia 920, Lumia 820, Lumia 925, Lumia 625, Lumia 909, Lumia 1320, Lumia 1520.3
LG LG-D956, LG-D805, LG-P655h, Phablet LG Optimus G Pro (E989), Phablet LG Optimus G Pro (E989), LG Optimus F5, LG-E977 (Optimus G)
Motorola XT925 (RAZR HD), XT1058 (Moto X)
Sony Mobile C6503 (Xperia ZL), C5303 (Xperia SP), C6943 (Xperia Z1), C6843 (Xperia Z Ultra)
Samsung GT-I9305T (Galaxy SIII), GT-I8730 (Galaxy Exepress), GT-N7105(Galaxy Note II), GT-S7275 (Galaxy ACE 3), GT-I9295 (Galaxy S4 Active), Galaxy Note 3 (SM-N9005)
Total 31 modelos de telefone celular

 

Cidades Brasileiras com Internet 4G

Outro dado a ser destacar é que já estão totalmente capacitadas algumas cidades brasileiras para oferecer a tecnologia da internet 4G através de operadoras como a Vivo, Claro e Tim, principalmente nas capitais dos estados brasileiros e centro comerciais que possuem mais apelo e atratividade de fluxo de pessoas  também por vias turísticas. Abaixo está a lista de cidades que estão oferecendo esta possibilidade de conexão via 4G:

SerraCariacica

Domingos Martins

Uberlândia

Campo Grande

Teresina

Paraty

BelémCampos do Jordão

João Pessoa

Joinville

Florianópolis

Goiânia

Maringá

NatalRio de Janeiro

Brasília

Fortaleza

Salvador

Belo Horizonte

São Paulo

ManausCuiabá

Curitiba

Porto Alegre

Recife

Búzios

Vitória

 

A Internet 4G nos computadores

Para aproveitar esse embalo tecnológico na telefonia algumas fabricantes, oferecem no mercado alguns adaptadores via USB, ideais para o uso nos notebooks, ultrabooks, desktops, phablets, tablets e netbooks para o uso de uma conexão mais rápida e eficaz, os mesmos adaptadores funcionam como um modem ou um roteador dependendo do tipo de aplicação impregada sobre eles.

Em pouco tempo a internet 4G promete se estabelecer em todo mundo acompanhando outros avanços tecnológicos que englobam diferentes áreas do mercado, como a computação em nuvem e a internet das coisas, a tendência é abranger os lugares mais remotos sem acesso a internet e conectar mais pessoas pelo mundo.

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.