Hipotecar – vantagens, desvantagens,

Vale a pena hipotecar um imóvel?

Falar em hipotecar causa espanto em muitas pessoas, afinal, estamos falando em colocar em imóvel como garantia de um empréstimo. O lado bom é a possibilidade de levantar um valor alto com juros bem menores em comparação a outros tipos de tomada de credito, alias, colocando o imóvel como garantia reduz os riscos da operação.
Capa de trabalho ABNT
Modelo de notificação extrajudicial
Como dar entrada no seguro desemprego

Mas, no entanto, para o banco este é um bom negocio lhe conceder créditos desta maneira, já você por outro lado precisa ter muita segurança do que esta fazendo e 100% de certeza que conseguira bancar com as despesas do empréstimo. Caso contraria, a instituição pode de fato confiscar o imóvel e leva-lo a leilão para que assim seja realizada a quitação de sua divida.

Caso você cogita realizar um empréstimo através da hipoteca, vale a pena dar uma olhada nas situações em que o empréstimo pode ser indicado.

Crescimento de sua empresa

Vamos supor que você tenha uma empresa, ela já esta bem estruturada, com demandas crescentes, mas precisa fazer uma aplicação para dar conta de atender esta demanda. É hora de ampliar sua negocio e para isso é preciso ter um capital. Se você tiver pensando lá na frente e já tem um planejamento do quanto você ira arrecadar a mais se você realizar tal ampliação, o levantamento do dinheiro através da hipoteca pode ser uma boa ideia.

Caso este seja o seu caso, você estará tomando um empréstimo vislumbrado tendo um eventual aumento de lucros, o que lhe dará margem para pagar as parcelas da hipoteca sem atraso ou até mesmo com antecedência. Mas é sempre bom antes de tomar a decisão certa, ter um planejamento de ampliação muito bem estruturado, para que diminua o risco  de um eventual desfecho. Em seu projeto é sempre bom ter outro recurso caso sua estrutura não de a renda esperada.

Troca de dívidas

Caso você esteja muito endividada e comprometida com parcelar e taxa de juros autos é necessário que você recorra a dividas e juros mais baixos, que é o caso da hipoteca. Neste caso, a hipoteca pode ser sua aliada, ela pode fornecer o valor necessário para que você quite a sua divida, assim você ira quitar as suas dividas com a hipoteca, depois ira pagar parcelas com juros muito mais baixos e ganhar fôlego para juntar uma grana a mais.

Se você foi gastando e perdeu o controle de suas dividas e agora esta na situação do superendividamento e precisará recorre para à hipoteca, é necessário que neste momento você pare para pensar em seus hábitos e focar em sua organização financeira. É preciso que você mantenha seu orçamento em dia e honre com os pagamentos das parcelas para que não corra o risco de perde seu imóvel.

Condições para hipotecar o imóvel

Para começar o imóvel tem que estar registrado em seu nome. O banco ira fazer uma avaliação de seus créditos e vai estudar a melhor forma de pagamento das parcelas.

É importante que você saiba que a liberação do credito não lhe garantira 100% do imóvel, o percentual pode variar entre 50%  a 70% do valor avaliado da sua propriedade de acordo com a instituição bancaria.

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.