Fungo nas Unhas – dicas, passo a passo

Você estava removendo seu esmalte seja dos pés ou das mãos quando se depara com uma cor estranha, na verdade, descolorida. Certa descamação ou mesmo unhas fracas e quebradiças. Isso pode ser sinal de fungos. E agora? Esse artigo conta com dicas de remédios caseiros que podem lhe ajudar a se livrar dos fungos nas unhas!

Unha encravada o que fazer?
Unhas decoradas com adesivos – dicas

As infecções por fungos que afetam as unhas dos pés e das mãos são conhecidas como onicomicose. Se não tratar esse tipo de fungo ele pode se agravar, além disso, a aparência não é nada agradável. Atingindo aproximadamente entre 3% e 4% da população o índice é maior nos homens. Apesar de ser mais comum nas unhas dos pés que nas das mãos, ainda sim pode acontecer de o fungo se instalar nas unhas das mãos. De qualquer forma, o tratamento não é dispensável.

O tratamento apesar de longo e por vezes chato, pois exige disciplina é algo que deve ser feito. Confira as dicas.

Vinagre de Maçã

O vinagre de maçã possui um ácido que é muito eficaz no combate aos fungos nas unhas. Aliás, ele ajuda a erradicar o fungo das unhas tanto das mãos quanto dos pés.

O modo de preparo é bem simples: separe em partes iguais uma porção de vinagre de maçã em potes ou bacias e deixe mãos e pés imersos por aproximadamente 15 a 20 minutos. Após o tratamento, segue bem as mãos e pés e aplique um creme hidratante.

Alho

O alho não serve apenas para temperar alimentos, ele também é muito útil para tratar os fungos, pois possui propriedades antibióticas e antimicrobiana. Ele auxilia na eliminação de fungos e germes além de prevenir outras infecções. Para preparar o remédio que irá auxiliar no tratamento contra os fungos das unhas você vai precisar de dez dentes de alho amassados. Amasse-os até formar uma pasta. Coloque em um pote com água morna e deixe em repouso por mais ou menos 10 dez minutos, em seguida, deixe as unhas afetadas imersas por 15 minutos. Você também pode misturar o alho com azeite de oliva e aplicar nas unhas, deixando por 30 minutos.

Iogurte Natural

O iogurte natural possui bactérias vivas conhecidas como probióticos que auxiliam no tratamento contra fungos. Para utilizar basta pegar um pouco de iogurte natural e aplicar nas áreas afetadas. Após secar, retire com água fria.

Óleo de malaleuca

Esse é um óleo muito bom no combate aos fungos nas unhas, pois possui uma ação antisséptica que melhora a saúde dos pés e das mãos. O uso diário do óleo é tão eficaz quanto os cremes tolnaftato para aliviar o pé de atleta. Possuindo concentração de 25% a 50% o óleo de melaleuca puro (100%) aplicado duas vezes ao dia, contribui para melhora da aparência das unhas com fungos em até 56% depois de três meses, e até 60% depois de seis meses. Basta aplicar uma pequena gota nas unhas duas ou três vezes no dia.

Bicabornato de Sódio

O Bicabornato de Sódio pode ser usado para diversas coisas e dentre elas está o tratamento contra fungos nas unhas. Por ser alcalino ele é muito bom para tratar fungos e microrganismos. Junto do suco de limão, você deve preparar uma pasta e aplicar diretamente nas unhas afetadas. Além disso, você pode colocar o bicabornato diretamente dentro dos sapatos para evitar a proliferação de microrganismos.

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *