Tudo que você precisa saber sobre fundo de garantia – FGTS

O FGTS ( Fundo de Garantia do tempo de serviço) é direito de todo o trabalhador que tem sua carteira assinada por seu empregador. A empresa que é responsável por você naquele momento deposita aquele valor de forma mensal em uma conta aberta na Caixa Econômica Federal.

Como saber o saldo do FGTS
Como dar entrada no seguro desemprego
Onde tirar carteira de trabalho

Ele foi criado pelo governo para que o trabalhador pudesse ser protegido em casos de demissões onde não fosse por justa causa, o valor é depositado é referente a 8% do seu salário em carteira. A conta é indicada pela própria CAIXA que é a conta vinculada ao seu contrato de trabalho com a empresa.

O FGTS nada mais é que o valor total desses depósitos realizados pela empresa de forma mensal. Esses valores podem ser utilizados pelo trabalhador em algumas situações fora a demissão sem justa causa, como a causa de doença.

Como saber se a empresa está depositando o valor corretamente do FGTS?

Para evitar casos em que a empresa não esteja depositando corretamente o valor para o trabalhador, a CAIXA criou um serviço muito interessante, que é o serviço de SMS, onde o trabalhador será informado sobre qualquer movimentação em sua conta vinculada.

Os avisos dados por SMS informam sobre o valor do depósito mensal feito pelo empregador, assim como o saldo atualizado com os juros e todas as atualizações monetárias cabíveis. Quando houver liberação de saque ou ajustes na sua conta.

Para começar a utilizar o serviço basta informar o número do PIS (PIS/PASEP)  e a senha de Internet cadastrada, se não tiver pode ser a senha cidadão.

O extrato que era enviado pelos correios será mantido apenas o extrato anual para os cadastrados no serviço de SMS. Esse é um serviço sem custos adicionais, é um benefício dado pela CAIXA para que todos possam acompanhar o cumprimento da lei.

Como realizar o saque do fundo de garantia ( FGTS )

O primeiro passo é você separar todos os documentos necessários e exigidos para que o saque possa ser realizado. Vejam quais são as documentações necessárias para realizar o saque do seu fundo de garantia, lembrando que apenas caso de demissão sem justa causa tem direito.

  • RG ( Original e cópia )
  • CPF ( Original e cópia )
  • Título de eleitor ( Original e cópia )
  • Carteira de trabalho ( Original e cópia das folhas onde informa seus dados e os dados do empregador )
  • Termo de rescisão de contrato ( Original e Cópia )

Se o valor de saque for inferior a R$1.500,00 ele poderá ser realizado em lotéricas, nos correspondentes Caixa Aqui, nos postos de atendimento e na sala de autoatendimento para quem possui o cartão cidadão.

A documentação acima só exigida em casos em que o valor é superior a R$1.500,00, para evitar ocorrência de fraudes e saques indevidos. Caso tenha alguma dúvida entre em contato com o telefone da CAIXA 0800-726-0207. Se seu problema não foi resolvido e precisa de mais informações ligue para o SAC CAIXA 0800-726-0101.

 

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.