Dissertação de mestrado – dicas, passo a passo

Finalmente conseguiu entrar na faculdade dos seus sonhos e conseguiu terminar a sua TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) a tempo , agora , o jovem estudante precisará reunir todas as suas forças para enfrentar essa nova etapa: uma dissertação de mestrado. Estudar sempre é recompensador mas pode ser frustrante também e hoje iremos falar sobre o que é exatamente uma dissertação de mestrado.

Norma ABNT – dicas, tcc, passo a passo
Regras da ABNT para trabalhos escolares – dicas, passo a passo
Normas da abnt para trabalhos escolares – Modelos para imprimir
Capa de trabalho ABNT – Modelos para trabalhos escolares

Para os novatos , se você entregou a sua TCC e não deseja se especializar ainda mais na profissão escolhida , seja ela qual for , o mestrado não é para você , no entanto , se o leitor quiser ter um PHD em determinado assunto precisará fazer o mestrado e esse artigo pode ajudar.

A dissertação é um trabalho acadêmico Stricto sensu que se destina à obtenção do grau acadêmico de mestre. Os projetos de dissertação não precisam abordar temas e/ou métodos inéditos. O aluno de mestrado deve demonstrar a habilidade em realizar estudos científicos e em seguir linhas mestras na área de formação escolhida.

A tese é um trabalho acadêmico Stricto sensu que importa em contribuição inédita para o conhecimento e visa a obtenção do grau acadêmico de doutor. O doutorando deve defender uma ideia, um método, uma descoberta, uma conclusão obtida a partir de uma exaustiva pesquisa e trabalho científicos.

Aqui vão algumas dicas para auxiliar a fazer a tese da dissertação de mestrado:

  • Preste atenção no seu estudo e no objetivo proposto, se perceber que o seu estudo não esta ajudando a provar a sua hipótese é melhor mudar de estratégia.
  • Reverse um horário especifico para  poder se concentrar no estudo sem sofrer nenhuma interrupção e conseguir manter uma vida social , ou seja, não precisa ficar dias e dias trancado no quarto estudando e esquecer de falar com os amigos.
  • Converse sempre com o seu orientador , mas cuidado , existem orientadores que ao invés de ajudar só pioram a situação por isso veja se o seu orientador esta aqui realmente para te ajudar ou se ele só esta matando o tempo.
  • Siga as instruções rigorosamente , se a sua faculdade pedir que use um determinado tipo de fonte para escrever ou um certo tipo de papel para imprimir o trabalho simplesmente siga essas instruções porque o menor detalhe pode acabar prejudicando você no final.
  • Estude seriamente sobre o tema proposto , seja uma tese para uma faculdade de comunicação ou de medicina , sempre estude o tema que irá a brandir para que não seja pego de surpresa.
  • Também veja quem irá avaliar o seu trabalho , é bom saber para que assim fique preparado, pode ser um professor com bastante paciência ou pode ser um professor com pavio curto.
  • Salve o seu trabalho em mais de um local, acidentes podem acontecer , então para evitar qualquer problema na hora da apresentação salve o seu trabalho em pendrive , no computador , smartphone e no que for possível.
  • Não seja arrogante , independente se você descobriu uma cura para uma doença seria , nunca fale como se fosse melhor do que os outros isso pode lhe render pontos negativos.

 

Para completar só resta dizer BOA SORTE!

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.