Despesas financeiras – Como organizar as finanças da família

 

Cuidar das despesas financeiras de casa pode ser muito difícil para certas pessoas e muito fácil para outras, existem três tipos de pessoas, a primeira são as pessoas que tem as finanças fora do controle, a segunda são as que têm tudo regularizado, que nada sai seus controles. E tem as terceiras pessoas, que tentam manter tudo em dia, mas sempre sai seu controle, para essas pessoas ai vão algumas dicas de finanças para que nada saia do controle.
Simples Nacional – como consultar débito
Cartão cidadão – como conseguir
Como dar entrada no seguro desemprego

Como organizar as finanças

Para começar será necessário que sozinho você lembre-se das contas, é realmente algo difícil, já que são diversas contas, comprovante que são analisados, e decisões a serem tomadas.

Se você é solteiro, não tem sua própria família, isto é, não é casado ou e não tem filhos, a formatação de suas finanças será mais simples, mas caso haja uma família montada dará mais serviço, mas não deixa de ser possível.

Antes de tudo crie sua planilha de finanças, onde deverá conter recebimentos e gastos, para que assim não tenha perigo de você gastar mais do que tem, assim podendo sempre estar verificando para der se é possível gastar tal valor sem influenciar em suas despesas. Por isso é necessário que contenha informações com datas.

Feito isso ficou mais fácil verificar onde esta os gastos excessivos e ver se realmente necessário este gasto,  verifique suas dividas e entre em contato com os credores para realizar uma negociação para que você possa sair do mercado de devedores.

Você ira notar com bastante facilidade que a partir do momento em que você organiza as finanças sucessivamente isto tornara um habito, assim seu dinheiro começara aparecer mais, e ao invés de ser um problema em sua vida será uma solução.

Não podemos deixar de seguir a planilha assim que conseguimos nossos objetivos, ou seja, assim que quitarmos as divida voltar a gastar em excesso, ai vai uma dica, assim que quitar suas dividas pegue este dinheiro e coloque em uma poupança onde você só ira investir e não retirar, depois de um tempo poderá realizar grandes sonhos com, por exemplo, ter a casa própria, comprar um carro, fazer viagens e realizar seus sonhos. Isto tudo sem precisar que você ganhe mais, o seu lucro será o mesmo, mais você terá tudo organizado, assim naturalmente você terá mais dinheiro.

Como cortar gastos e ter mais dinheiro

  1. Anote todas suas dividas

Para deixar esclarecido o quanto ganha e quanto gasta, faça uma planilha de seu histórico financeiro.

Quem é empregado deve colocar na planilha seus gastos e receitas durante 3 meses. Para os autônomos deve anotar as despesas durante 6 meses, isto por causa da variação da receita.

  1. Use a formula para limitar gastos

Utilize a fórmula 50/15/35 para dividir os gastos

Como funciona:

  • 50% vão para as coisas essenciais como moradia, comida, água e luz, saúde etc.
  • 15% vão para propriedades financeiras da família. Faça uma poupança onde esses 15% será investido, caso haja dividas priorize-as, assim que quitadas continue o cronograma.
  • 35% esta % você usara como deseja, lazer, academia, cabelereiro, etc.

Caso sua família esteja gastando mais que os 50% da renda com os gastos essenciais ou acima dos 35% para lazeres, faça algo para que mude isto, reanalise os gastos e veja oque é possível corta. Caso haja uma sobra tanto dos 50% ou dos 35% invista-nos 15%.

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *