Contas a pagar – Como organizar, como fazer, passo a passo

Contas a pagar – Você também tem dificuldades em deixar as suas contas sempre em dia? Saiba que há alguns métodos bem práticos para organizar as suas contas e compromissos, sem jamais atrasá-las e ainda poupar dinheiro em pouco tempo.

Como organizar as contas a pagar

O primeiro passo para organizar as contas a pagar é identificá-las. Em geral, cada pessoa tem contas fixas (aquelas que existem todos os meses e já são previstas no seu orçamento) e contas esporádicas (aquelas que não constam no seu orçamento todo mês, mas que você sabe que no mês específico terá que pagá-las.

Contas a pagar

Por exemplo, separe em uma lista simples tudo aquilo que você paga mensalmente (água, energia, gás, faculdade, TV a cabo, internet, plano de saúde, etc.). Liste todas as contas a pagar fixas. Em outra lista, relacione as contas a pagar que você não paga todos os meses, mas de vez em quando (um curso que decidiu fazer em um mês, um imposto que deverá ser pago no mês em questão. etc.).

Em seguida, separe as contas em si – se já estiverem impressas, divida-as por mês e por fixas e esporádicas. Se tiver alguma ainda digitalizada, imprima para que tenha um melhor controle. Se tiver alguma conta no débito automático, imprima o comprovante ou pelo menos anote a natureza e o valor em um papel – geralmente, estas são fixas também.

O ideal é que você utilize um fichário ou pastas separadas para cada mês e arquive as suas contas sempre que forem pagas – caso haja alguma divergência, você tem o comprovante.

Crie uma planilha de contas a pagar

Muitas pessoas, além de possuírem um arquivo físico, preferem organizar as suas contas a pagar em planilhas, o que é muito saudável à sua saúde financeira. Pode ser uma planilha simples de orçamento pessoal com todas as suas entradas e saídas. Lá você coloca as suas contas fixas e esporádicas, bem como a sua renda – e terá assim, uma condição ainda melhor para fazer o seu dinheiro render.

Todos aqueles gastos desnecessários irão aparecer conforme você se acostuma a registrar as suas contas a pagar e a sua renda. Você pode ainda verificar se possui um padrão de vida conforme as suas possibilidades e poderá fazer planos para o futuro.

Caso não saiba como criar uma planilha no Excel, por exemplo, saiba que há diversos modelos de planilhas de finanças pessoais on-line, para baixar e preencher. A BM&F Bovespa disponibiliza gratuitamente um modelo bem prático, que você pode baixar através deste link. Já o Guia Bolso é uma planilha on-line gratuita e customizável. Há ainda a planilha funcional de contas a pagar elaborada pela Microsoft, que você tem acesso neste link.

Gostou destas dicas? Como você gerencia as suas contas a pagar? Deixe um comentário!

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.