Conta salário – O que é? Como fazer? Vantagem?

Conta salário – Todo profissional contratado CLT e em outras categorias conhece a conta salário, uma conta corrente especial e com vantagens para o trabalhador, que recebe diretamente por este meio os valores do seu salário mensalmente, além de outros benefícios. Confira agora o que é e como fazer uma conta salário.

O que é uma conta salário

Em qualquer banco você poderá abrir uma conta salário. Trata-se uma conta corrente com poucas taxas (ou nenhuma), destinada ao depósito e recebimento de valores referentes ao salário do funcionário de uma empresa, que tem convênio com este banco.

Conta salário

São características da conta salário:

  • Serve para receber salários, vencimentos, aposentadorias, pensões, 13º e abonos.
  • Em geral, não são permitidos outros tipos de depósitos, além dos realizados pelo empregador.
  • Não podem ser feitas movimentações por cheques.
  • O acesso ao salário pode ser feito por meio de saques nos caixas eletrônicos ou nos guichês com o uso do cartão.
  • O empregado pode optar por transferir todo o seu saldo para outra conta corrente sem ter que pagar nada, neste caso o banco é obrigado a fazer a transferência de salário no mesmo dia e não é emitido o cartão magnético para o titular a conta.
  • É proibida a cobrança de tarifas em transferências de dinheiro para outra instituição financeira, desde que o valor transferido seja o valor total.
  • Permitida somente para um titular.
  • Não pode ser movimentada livremente, somente para o acesso ao salário.
  • Não pode ser usado para pagar contas, fazer aplicações e também não há como receber limite de crédito.

Como fazer uma conta salário

Em geral, é a empresa empregadora que solicita a sua documentação para a conta salário. Não é aberta conforme a livre iniciativa do empregado. A empresa deve solicitar deste os documentos necessários e é o empregador que contrata um banco para prestar o serviço de pagamento dos salários de seus empregados. Além disso, o empregador fica responsável pela identificação dos beneficiários.

Conta salário

É importante dizer que os benefícios como diárias ou bolsas-auxílio podem ser depositados na conta salário, bem como todas as verbas provenientes de remuneração do trabalho prestado, devidas pelo empregador ou pela entidade pagadora.

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.