Conselho federal da oab – O que é? dicas, passo a passo

Conselho federal da OAB é um dos registros mais sonhados pelos estudantes de direito. Ela é onde a pessoa se sente realmente um advogado e passa a poder a exercer a profissão sem nenhuma restrição.

 

Por conta de ser muito desejada sabemos também que é algo dificil e que exige muito esforço e muito estudo.

Modelo de notificação extrajudicial
Modelo de recibo de pagamento
Como enviar currículo por email
O exame da OAB significa Ordem dos advogados do Brasil. O concurso se tornou grande referência no âmbito jurídico e consolida-se cada vez mais como meio de averiguar se o bacharel ou concluinte do curso de direito domina conhecimentos básicos que a vida na advocacia vai cobrar. Aliás, que fique bem claro que eu fui eufêmico em afirmar que a FGV averigua conhecimentos. O que podemos notar é que com o passar dos anos são provas cada vez mais difíceis e o índice de reprovação aumentando cada vez mais.
Primeira fase

A OAB é uma prova de habilitação para a advocacia e não um concurso público como muitas pessoas confundem. Para passar na prova da OAB e poder postar o famoso paçei (gíria de aprovado que foi criada há séculos e que mesmo assim ainda precisa ser explicada) basta que você acerte 40 das 80 questões da primeira fase e, na segunda, que vale 10 pontos, que consiga pelo menos 6 pontos.

 

A prova conta com 80 questões e a  matéria que predomina é a ética. Acertando as questões de ética é possível conseguir 25% do que é necessário para ser aprovado. Geralmente são de  10 a 12 questões só de ética. O que é cobrado é o Estatuto da advocacia e o código de ética da OAB. Os regulamentos da própria OAB. As disciplinas menos priorizadas no exame são: Direito Ambiental, Filosofia do direito e Estatuto da Criança e do Adolescente. No máximo caem apenas 1 ou 2 questões sobre cada disciplina dessa.
Segunda fase

A segunda fase da OAB é possui 5 questões todas escritas a prova é totalmente diferente da  primeira fase. Ela é toda subjetiva. Entre as 5 questões, 4 são perguntas discursivas e uma é um caso prático. Só a questão da peça vale 5 pontos. Como a prova no total vale 10 pontos, as 4 demais valem cada uma exatos 1.25.

 

Na segunda fase se escolhe qual disciplina seguir e entre elas temos Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário. Caso escolha por direito civil estará escolhendo automaticamente processo civil também. O mesmo acontece com direito penal, estará optando automaticamente por processo penal, ambos estão unidos.

 

A OAB é muito requisitada e deseja. Apesar de ser uma prova difícil atualmente a preparação para esse tipo de prova e para concursos públicos está ficando mais eficiente e prática. É possível alcançar o que se deseja através de cursos disponibilizados por excelente professores que visam o desempenho e a conquista dos alunos. Muitas pessoas optaram por cursar os cursinhos voltados para a OAB e obtiveram sucesso.

 

 

 

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.