Como fazer uma dissertação – dicas, passo a passo

A dissertação é um tipo de texto, é o mais normal e o mais cobrado em processos seletivos, como o famoso e temido Enem. Ele já aconteceu esse ano, mas se você vai fazer a prova no ano que vem já deve começar a preparar desde já. Muitos jovens começam a se preparar para essa prova anos antes, ela é importante para o futuro e pode ser decisiva.

Como fazer uma biografia
Artigo Academico aprenda a fazer
Modelo de memorando

 

Então vamos aprender como fazer uma dissertação para você não fazer feio na escola, Enem e provas seletivas. A primeira coisa que deve saber é que: saber escrever não vai garantir uma boa dissertação, pois uma coisa não tem muita relação com a outra. Na dissertação você precisa seguir algumas regrinhas.

 

Uma boa dissertação é aquela que tem clareza e é bem fácil de entender, ela é distribuída em três partes, são elas:

 

  • Introdução – Geralmente a introdução tem apenas um paragrafo, aqui você precisa apresentar a ideia principal do texto, você não vai discorrer sobre ele, vai apenas apresentar ao leitor o que você quer falar e o ponto de vista que será colocado;
  • Desenvolvimento – Aqui você vai começar a desenvolver seu texto e falar seu ponto de vista, você deve convencer o leitor e mostrar sua opinião. Não deixe de citar exemplos e opiniões de outras pessoas especialistas no caso, você pode também fornecer dados, claro que só se você tiver os dados certos. Se você não tem certeza e não tem como pesquisar é melhor não colocar. O desenvolvimento tem cerca de três parágrafos ou mais, tudo vai depender do seu texto e se existem coisas novas para falar. Se você não tem muito o que falar finalize e passe para o último paragrafo, encher linguiça nunca é a melhor opção.
  • Conclusão – Esse é o último paragrafo da sua dissertação, você deve dá o desfecho para o texto, claro que ele deve ser coerente com o que você escreveu até agora.

 

Dicas para fazer uma boa dissertação

 

Use uma linguagem formal, ela deve obedecer as regras gramaticais, não use abreviações de palavras ou gírias. Em uma boa dissertação você não encontra frases com: “sem noção” ou “ninguém merece”.

 

Faça sua dissertação na terceira pessoa, use ele, ela, eles ou elas, não faça uma dissertação em primeira pessoa. Evite usar “eu acho”, “na minha opinião” essas expressões são erradas por dois motivos, primeiro porque ela deve estar na terceira pessoa, segundo porque torna redundante já que o texto mostra o ponto de vista do autor.

 

Quando terminar sua dissertação verifique a pontuação e se fez períodos curtos e claros. Não faça orações longas. É importante também observar a estrutura e se você cumpriu tudo o que estavam pedindo. Se seu professor ou a prova seletiva pediu uma dissertação com mais de 15 linhas não faça menos que isso.
Por mais que você ache que seu texto está bom é importante obedecer as regras. Também não passe do máximo, se a regra é uma dissertação de 15 linha a 30, faça dessa maneira. Com essas dicas vai conseguir fazer uma boa dissertação, é só ter bastante atenção.

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.