Como fazer uma biografia – dicas, passo a passo

Antes de começar a escrever uma biografia você precisa saber o que é exatamente uma biografia. A biografia é a narração de fatos da vida de uma pessoa, existem inúmeras biografias de pessoas famosas ou pessoas que contribuíram de alguma forma para um mundo melhor. Se você precisa fazer uma biografia para a escola, por exemplo, precisa escolher o biografado, como fazer uma biografia?

Regras da ABNT
Conhecendo melhor as normas da ABNT
Capa de trabalho ABNT

 

Se o professor não escolheu uma pessoa você tem a oportunidade de estudar e conhecer mais a fundo a história de uma. Não precisa ser alguém famoso, pode ser seu pai, mãe e até avós, só precisa garantir que terá uma boa história para contar.

 

É interessante escolher alguém que não tenha uma biografia feita, por mais que goste do Sílvio Santos, por exemplo, será mais interessante e desafiador fazer a biografia de alguém que ainda não tem uma. Depois de escolher você precisa procurar histórias, relatos e fontes. Se tiver escolhido uma pessoa famosa, procure na internet, se for alguém da família converse com ele e com pessoas que o conhece a mais tempo.

 

Colha todas as informações necessárias antes de começar, só depois que tiver muita informação comece. Não é indicado começar a fazer uma biografia sem conhecer muito a pessoa, é preciso saber pelo menos o mínimo. E lembre-se de escolher uma pessoa que você tem interesse.

 

Só depois que tiver tudo em mão você pode começar a fazer, é preciso ter disciplina para fazer um bom trabalho. Obedeça os passos e terá uma boa biografia, você precisa falar os pontos mais importantes como a família, a formação e a diferença que a pessoa fez na sociedade. Só depois coloque curiosidades e coisas engraçadas.

 

Se estiver escrevendo uma biografia muito longa você pode colocar os pontos curiosos durante o texto, essa é uma forma de entreter seu leitor. Uma biografia é como um quebra cabeça, você vai montando os fatos.

 

Dicas para não ter erro

 

  • Tenha muita atenção no momento de coletar os dados, não pode ter erro, por isso, se achar preciso verifique se anotou tudo certo conferindo com a pessoa. Se ela já estiver morrido você pode conferir com pessoas da família.
  • Não confie 100% na internet, existem muito sites duvidosos e que não tem credibilidade nenhuma para falar sobre uma pessoa ou assunto. Se desconfiar do site olhe outro. É sempre bom comparar os resultados.
  • Para chamar atenção comece a biografia com um fato bastante curioso e que ninguém sabe sobre a pessoa, só não pode inventar. Todo mundo tem um fato engraçado e curioso para contar.
  • Seja fiel a personalidade da pessoa, descreva tudo como aconteceu e mostre quem ela realmente é. Você pode admirar seu biografado, mas se ele não foi uma boa pessoa, mostre isso, por mais que não queira.
  • Uma biografia é feita em terceira pessoa, não se esqueça disso, mesmo que esteja fazendo uma autobiografia é interessante fazer na terceira pessoa.
  • Seu paragrafo final, ou capítulo, isso vai depender do tamanho da sua biografia, deve conter os principais pontos, você vai fazer um resumo de tudo.
  • Não se esqueça de reler tudo e conferir os erros de gramática, sua biografia não pode ter erros de português. Se preferir peça alguém para corrigir.

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.