Como fazer um tcc – dicas, passo a passo

TCC , Trabalho de Conclusão de Curso é um dos momentos mais estressantes e difíceis na vida de um estudante , independente da área em que atua, porque se o aluno deseja se formar e pegar o diploma é necessário fazer um TCC excelente , o problema é que esse trabalho é muito meticuloso, ou seja , um pequeno errinho pode te custar muito.

Norma ABNT
Normas para ABNT para trabalhos escolares
Capa de trabalho ABNT

Então, hoje iremos explicar como fazer um TCC sem cair em nenhuma roubada ou ataque de pânico, se você é um aluno que irá enfrentar a TCC ainda esse ano é recomendável que leia este artigo até o fim.

Segue abaixo algumas dicas, lembrando que o aluno terá que fazer o trabalho todo sozinho.

  • Não espere até a época da TCC para planejar o tema , não custa nada começar a perguntar a professores ideias sobre temas para a TCC e se preparar para o trabalho final.
  • Uma vez escolhido o tema , escolha com bastante critério quem será o seu orientador porque infelizmente nem todos os orientadores irão ajudar ou se importam por isso tente escolher um orientador que irá ajudar a sua pesquisa ou pelo menos não irá atrapalhar.
  • Escolha a plataforma para apresentar o trabalho, hoje em dia é possível usar a internet para apresentar trabalhos acadêmicos e muitas faculdades aceitam esse recurso, caso escolha apresentar um site ou um slide show para falar do seu tema , aconselhamos que capriche bastante na apresentação.
  • Siga a risca todas as regras da BNT ou as regras impostas pela faculdade em que estuda, por exemplo: se a sua faculdade determina que todos os trabalhos devam ser imprimidos num determinado tipo de papel , então, imprima o trabalho usando esse tipo de trabalho.
  • Nunca seja arrogante , a alunos que acreditam que o trabalho deles é perfeito e não precisa melhorar e é um comportamento perigoso porque o trabalho será avaliado por uma banca rigorosa e é necessário que tudo esteja perfeito, então , não custa ouvir alguns conselhos do seu orientador a respeito do seu trabalho.
  • Na hora de se apresentar , relaxe e se foque inteiramente no trabalho , caso seja uma pessoa extremamente tímida , finja que o ambiente esta vazio ou que você está explicando o tema para os seus amigos queridos.
  • Seja respeitosa sempre, mesmo se você for falar de temas como : sexo, drogas , doenças venéreas ou algo do tipo fale de maneira seria e profissional , a banca de jurados não gosta de alunos que riem na hora de falar “sexo” ou que não sabem pronunciar certas palavras estrangeiras corretamente.
  • Salve o seu trabalho em vários locais como por exemplo : no pendrive , tablete , computador ou smartphone.
  • Revise o seu trabalho sempre , como falamos acima , o menor erro pode levar a um zero no trabalho, por isso sempre revise o trabalho para ver se esta de acordo com as normas da BNT ou da Faculdade.
  • Caso não saiba escrever um outro idioma , consulte um dicionário de línguas ou o google translate , no entanto , tenha cuidado se for usar o google porque nem sempre as suas traduções são corretas.

Boa sorte!

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *