Como fazer um livro – dicas, passo a passo

Quer saber como escrever e como fazer um livro? Vem com a gente que vamos te ensinar. Depois de ler esse artigo você já vai saber como é feito um livro e vai poder fazer o seu, se quer ser um escritor precisa saber como tudo acontece. Então vamos lá.

Capa de trabalho ABNT
Modelo de notificação Extrajudicial
Como dar entrada no seguro desemprego
Um livro começa com uma ideia, uma boa ideia. Você precisa ter uma ideia que vai te deixar louco, sabe aquela ideia que não te deixa dormir e você precisa escrever? É essa. O escritor não nasce de um dia para o outro, é tudo um processo e ele começa com essa ideia. Assim que você tiver a ideia é hora de começar a escrever.

 

Não tenha medo de começar, as coisas são assim mesmo, você tem a ideia e começa a escrever, não precisa escrever tudo certinho como você quer que apareça no livro. Comece a escrever e depois volte, leia o que escreveu e acrescente mais coisas. Pode ter certeza que você vai voltar e corrigir muita coisa até sentir que está realmente pronto.

 

Vá colocando suas ideias no papel e tire um tempo para escrever todos os dias, provavelmente vai acontecer bloqueios, mas nesses dias você pode fazer outras coisas, como pesquisas. Uma dica é anotar tudo o que está pensando, mesmo que você tenha pensado em algo que só vai acontecer no final. Escreva em um caderninho e quando chegar no final você vai até ele e confira o que anotou.

 

Fazendo dessa forma você não vai correr o risco de esquecer nada e seu livro vai ficar completo. Outra coisa que deve pensar é que não existe tempo para um livro ficar pronto, principalmente o primeiro. Escreva no ritmo que achar legal para você e se precisar de seis meses ok, se precisar de um ano ok.

 

Fazer um livro deve ser um momento divertido, sem pressão, você deve fazer porque gosta de ler e escrever. Uma outra dica bem importante é não sair contando que está escrevendo um livro. Você pode contar para sua família, mas não saia contando por ai, se contar você vai ouvir sempre alguém perguntando “E ai, como está o livro?” e ninguém quer pressão uma hora dessa.

 

Outra coisa que deve pensar é que você pode começar a escrever e lá na décima página achar que não está bom e desisti da história. Achar que a história não vai ficar legal e não vai render é normal. Você precisa escrever algo que realmente te encante.

 

O próximo passo, meu livro está pronto

 

Com tudo escrito é hora de fazer o livro. Mas não vai ser você na realidade que vai fazer o livro, você vai contratar uma editora. Faça um resumo e envie para várias editoras, mas escolha editoras que estão acostumadas a lançar livros parecidos com o seu.

 

Nossa dica é ir em uma livraria e anotar o nome das editoras que lançam livros com o mesmo tema que o seu, assim você já vai procurar no lugar certo. Não saia dando tiros para todos os lados.

Se a editora gostar do seu livro ela vai entrar em contato e produzirá seu livro. A parte da produção vai depender muito do estilo de livro. Se é um livro mais comum e que não precisa de imagens será mais rápido. Mas se seu livro é sobre você, tutoriais, receitas, a produção é bem mais demorada pois precisa de fotos e imagens para ilustrar.

 

Fazer um livro é muito legal e gratificante, tenha certeza que tudo vai compensar as noites mal dormidas. E não pare no primeiro, siga em frente, nem sempre o primeiro livro vai ser um sucesso, mas se você gosta do que faz será reconhecido uma hora ou outra.

 

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.