Como enviar currículo por e-mail

Como enviar currículo por e-mail – O próximo ano, 2016, será bastante interessante para quem está procurando uma oportunidade de emprego. Isso porque, segundo os especialistas, a crise econômica dará uma pequena trégua. Além disso, a crise pode ser uma ótima oportunidade para quem quer alavancar a carreira.

Na procura de uma colocação no mercado de trabalho, muitas pessoas que apenas recentemente tiveram contato com os meios digitais, ainda sentem dificuldades em alguns procedimentos – como enviar currículo por e-mail. Além disso, há ainda alguns cuidados quanto à segurança dos seus dados que devem ser destacadas.

Como enviar currículo por e-mail

A maioria dos empregadores solicita que o candidato envie o seu currículo para uma conta de e-mail informada no anúncio. Se você tem alguma dúvida sobre como enviar currículo por e-mail, fique atento a alguns cuidados.

Currículo atualizado – Como enviar currículo por e-mail 

Primeiramente, é importante manter o seu currículo atualizado. Faça uma pequena e breve revisão sobre cada detalhe do seu documento – endereço e dados de contato, formação e cursos relevantes, experiências profissionais, etc. Revise também o currículo e veja se não há erros gramaticais – o que pode prejudicar na seleção.

Crie uma conta de e-mail para trabalho – Como enviar currículo por e-mail 

Muitas pessoas usam a sua conta de e-mail particular para enviar currículo em seletivas de emprego. Não há problema nenhum nisso, desde que o seu endereço de e-mail seja discreto. Por exemplo, se a pessoa se chama Maria Matos, não é de bom tom usar uma conta como “[email protected]”, por exemplo. É importante manter a seriedade em todos os aspectos, desde o primeiro contato com o empregador. A dica é criar uma conta exclusiva para isso. Há muitos provedores de e-mails gratuitos e isso facilitará quando enviar o seu currículo por e-mail para mais de um selecionador.

Elabore um texto de e-mail – Como enviar currículo por e-mail 

Quando você responde a um anúncio de emprego em que é indicado que envie o seu currículo para uma conta de e-mail, é importante criar um texto inicial (e jamais enviar um e-mail em branco com um arquivo. Aproveite a oportunidade e crie uma espécie de carta de apresentação no corpo do e-mail. Cumprimente o entrevistador (se houver), diga que está respondendo ao anúncio em questão, fale brevemente de suas competências e pretensões e agradeça a atenção. No fim do texto, informe todos os seus contatos adicionais – telefones, endereços, etc.

Como salvar e anexar o seu currículo no e-mail

Um ponto importante é não se esquecer de anexar o arquivo do seu currículo ao e-mail que deseja enviar. É indicado que o candidato envie o currículo em um formato não editável, ou seja, é mais interessante enviar em PDF do que no arquivo Word.

Como enviar currículo por e-mail

Caso o seu currículo esteja em Word, basta abri-lo e acessar o menu Arquivo > Salvar como. Escolha o local onde quer salvar a nova versão em PDF (pode ser na área de trabalho do seu computador). Irá abrir uma janela, onde você pode renomear o arquivo e em seguida, em “Tipo”, selecione a opção “PDF”. E pronto! Com o formato PDF, a pessoa que receber o seu documento não poderá editá-lo ou alterá-lo. Agora, é só clicar em “Enviar” no seu e-mail. Boa sorte!

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.