Dicas de como Começar uma Redação – dicas, passo a passo

Você com certeza vai fazer um vestibular algum dia, mas você sabe como começar uma redação? E dar continuidade nela? Bom, neste artigo vamos mostrar como você consegue tirar uma boa nota somente com a redação em qualquer vestibular.

Para começar, é essencial que você esqueça todos os mitos que as pessoas falam sobre quem leva jeito para escrever vai bem, entre outros que já ouviu falar.
Modelo de notificação extrajudicial
Modelo de carta de cobrança
Capa de trabalho ABNT

Você deve saber que quanto mais critérios atingidos que a equipe de avaliação fornece, mais alta será a sua nota. Existem alguns detalhes mínimos que às vezes passam em branco, mas que no final faz a diferença, estes mínimos critérios fazem com que você alcance uma excelente nota no vestibular. O primeiro passo que você não pode esquecer é que a equipe avaliadora NÃO esta procurando textos que vão mudar o mundo, o que eles querem é textos é um texto bem organizado, que seja coerente e que seja fiel ao tema. Por este motivo o decidimos lhe ajudar com este detalhe, mesmo que você seja perfeitamente bom na escrita, é sempre importante revisar tudo.

Como começar uma redação

A estrutura do texto é muito importante, ela será o alvo de sua nota. Mas o que é essa tal estrutura do texto? Ela é a organização do que estamos escrevendo. A redação a principio deve ser dividida em 3 argumentos, introdução, desenvolvimento e a conclusão. Veja a seguir como deve ser a estrutura do texto.

images

  • Introdução

Este paragrafo é constituído de apenas 2 ou 3 frases, nela só deve ser dito o básico, dizendo sobre o que vai ser dito na redação.

  • Desenvolvimento

O desenvolvimento pode conter de 2 a 4 parágrafos. É nele que a gente vai argumentar e discutir o tema da redação.

  • Conclusão

A conclusão é o final da redação, é nela ode você vai falar de um jeito amplo sobre o que você no texto. Ele é constituído de 2 a 4 frases.

Quais são a pergunta utilizada para fazer uma redação?

  • Introdução: “o que eu penso o assunto”.
  • Desenvolvimento: “como posso provar isso?”, “quais são as consequências?”, “como isto acontece?”, “de que forma posso realizar isto?”.
  • Conclusão: “qual a lição tirada disto”

A partir das perguntas citadas a cima, já é possível que você organize sua redação. Um aspecto sobre os avaliadores que você precisa saber é que os avaliadores não enxergam sua redação como apenas um texto, seu texto é dividido por etapas, por isto cada uma das etapas é muito importante.

Como ter ideias para a construção do texto

images-1

Antes que você comece como começar uma redação, é muito útil que você escreva em uma fola separada algumas informações sobre o texto. Vamos dar um exemplo, você precisa fazer uma redação sobre o leite. Assim a primeira coisa que deve ser feita é anotar algumas ideias.

  • Da onde vem o leite
  • Quais os tipos de leite
  • Quais os benefícios do leite
  • Onde pode ser utilizado o leite

Estas ideias não são muito grandes, e nem muito elaborada. A ideia dessas nossas “cola” é que você comece a desenvolver seu texto de acordo com o que veio a sua cabeça, assim conseguindo elaborar um bom texto.

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *