Como funciona o cartão multiplo – débito e crédito

Quem precisa utilizar cartão, sempre fica na dúvida quando o banco lhe oferece o chamado “cartão multiplo“, que é um cartão que funciona ao mesmo tempo como cartão de crédito e também de débito. Estes cartões são fornecidos muitas vezes, quando o cliente abre uma conta no banco e sem ser questionado, recebe o tal cartão multiplo do banco.

Santander super bonus
Programa Smiles Gol
Modelo de contrato de locação
O cartão multiplo, como o próprio nome diz, tem mais de uma função, pois ele serve como crédito e também como débito, em um só cartão que você poderá utilizar normalmente nos estabelecimentos credenciados.

 

O funcionamento de um cartão multiplo é muito simples, pois toda vez que você for pagar com este cartão, o atendente irá lhe perguntar e é “crédito” ou “débito”.

Se você disser “crédito”, o valor da compra irá para a fatura do seu cartão de crédito.

Se você disser “débito”, o valor é descontado automaticamente de sua conta.

 

E será que o cartão multiplo é mais vantajoso?

A resposta vai depender de cada um, pois é preciso ver os objetivos do usuário, se ele é uma pessoa controlada e tem disponibilidade para manter o controle sempre em dia.

Porque se com um cartão já é importante manter o controle dos gastos, imagina então, com dois cartões, mesmo sendo 2 em 1.

 

Para começar, você vai ter que abrir dois controles, um para as compras que forem feitas no crédito e que virão em sua próxima fatura, então é bom saber quanto já gastou para não ultrapassar o seu limite. E deverá ter um controle das compras no débito, para dar baixa em seu saldo bancário e saber quanto você ainda tem em sua conta para saber até quanto poderá comprar no débito.

 

Muito cuidado na hora de passar seu cartão multiplo, pois se a atendente marcar a opção errada, você poderá se complicar financeiramente! Imagine que você está fazendo uma compra no valor de R$ 450,00 e informa que o cartão deve ser passado no crédito, mas a atendente marca o débito. O valor será debitado de sua conta automaticamente.

 

A vantagem do cartão multiplo, é que você passa a ter dois cartões em um só, ou seja, é um cartão a menos para se preocupar e é um cartão a menos na carteira.

 

Mas tem também as desvantagens, como o risco de ter a função errada na hora da compra e ainda o perigo de perder o cartão, que neste caso serão 2 cartões perdidos ao mesmo tempo.

 

No geral, o cartão multiplo é mais vantajoso sim, pois traz facilidades para o usuário, porém, requer um controle maior. Mas lembre-se que, se você tivesse dois cartões separados, um de crédito e um de débito, teria que fazer o controle de todo jeito, então, já que são dois controles, tendo apenas 1 cartão para as duas funções, já é uma preocupação a menos para você.

 

E fique sempre atento ao seu controle para certificar-se que as compras de crédito e débito estão sendo feitas de forma correta, pois se houver algum erro, você poderá buscar uma solução para o problema o quanto antes.

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.