Como funciona o cartão adicional – dependente do cartão de crédito

É muito comum que, ao fazer um cartão de crédito, você receba a proposta de fazer um ou até mais de um cartão adicional. O certo é que muitas pessoas acabam aceitando o cartão adicional, mesmo sem saber ao certo como ele funciona.

Como funciona o cartão multiplo
Programa Smiles Gol
Como dar entrada no seguro desemprego

 

O cartão adicional deve ser adquirido com responsabilidade, pois ele é uma extensão do cartão titular e muita gente acaba se complicando financeiramente por causa do cartão adicional, mesmo tendo as contas do cartão titular em dia.

O titular de um cartão de crédito pode solicitar cartões adicionais para seus dependentes, mas claro que isto vai depender do cartão de crédito, ou seja, das normas estipuladas por cada administradora.

 

Por isto, sempre que receber a proposta de fazer um cartão adicional, analise bem esta proposta e saiba que as regras não são as mesmas sempre, pois depende do cartão de crédito que você possui.

Você só poderá solicitar cartão adicional para pessoas que você confie muito, porque se esta pessoa não pagar a fatura do cartão, caberá a você efetuar o pagamento.

 

Outra dica muito importante é ficar atento à anuidade que lhe será cobrada com o cartão adicional, pois dependendo do cartão de crédito, poderão ser adicionadas novas anuidades. É importante fazer uma análise detalhada de todo o custo que você terá a mais por cada cartão adicional, para ver se realmente compensa tê-lo.

Importante também é que o titular do cartão, estipule um limite para os cartões adicionais, assim fica mais fácil ter controle dos gatos.

 

Quando se contrata cartões adicionais, a administradora passa a cobrar mais anuidade, por causa dos cartões extras. Mas para incentivar que os usuários adquiram cartões adicionais, as administradoras podem oferecer vantagens, por exemplo, cobrar apenas a metade do valor da anuidade por cada cartão.

Ou então pode ser oferecida isenção total da anuidade no primeiro ano.

Seja como for, o importante é ler bem o contrato, verificar cada cláusula e assim você saberá se é realmente vantajoso para você, ter um cartão adicional.

 

E seja qual for a proposta oferecida pela administradora, outro cuidado que se  deve tomar no momento de adquirir um cartão adicional é quanto à pessoa que irá utilizar este cartão, pois é preciso confiar muito, afinal, a pessoa irá fazer compras em seu nome e se ela não pagar, caberá a você quitar a dívida.

 

O dependente do cartão de crédito, ou seja, a pessoa que utilizará o cartão adicional, não tem nenhuma obrigação quanto ao pagamento da fatura. O titular é sempre responsável legal tanto pelo cartão titular como também pelo cartão adicional.

 

Geralmente, o cartão adicional é feito para a esposa, ou para os filhos. Ainda assim, é uma responsabilidade muito grande e o usuário do cartão adicional precisa estar ciente das suas responsabilidades quanto ao pagamento dos gastos.

 

Com o cartão adicional você tem taxas extras, na anuidade e o risco do usuário deste cartão não efetuar o pagamento dos gastos realizados e assim caberá a você, quitar toda a fatura.

Então pense bem antes de aceitar um cartão adicional, por mais que a administradora diga é vantajoso, pois isto vai depender do perfil de cada pessoa e suas necessidades.

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *