Cardápios semanais – como planejar suas refeições

Seguir uma alimentação mais equilibrada não é somente uma preocupação estética, pelo contrário, o hábito vai muito além, e contribui para manter a saúde sempre em dia cardápios semanais, pois já sabemos que aquele velho ditado que fala que nós somos o que comemos é extremamente verdadeiro.

Muitas pessoas usam como desculpa a falta de criatividade, ideia ou tempo para ter uma alimentação mais balanceada, e assim acabam comendo opções que parecem mais práticas ou os perigosos alimentos industrializados.

Para ajudar você na missão de se alimentar melhor, fizemos um guia bem bacana com dicas para cardápios semanais e como planejar suas refeições. Você não vai perder, não é mesmo? Confira a seguir:

 

Os cardápios do almoço e do jantar precisa de:

Saladas

  • Folhas: escarola, alface, almeirão, rúcula, agrião, etc.
  • Legumes cozidos: batata, cenoura, beterraba.
  • Legumes crus: nabo, rabanete, etc.
  • Outras: frutas, queijos, etc.

Prato principal

  • O prato principal do almoço e do jantar precisa contar com alguma proteína, tal como frango, peixe, carne ou ovo. O ideal é preparar opções diferentes nas duas opções, e variar as proteínas ao longo da semana.

Prato base

  • O prato base precisa conter algum carboidrato, tal como batata-doce, batata, grão de bico, quinua, feijão, arroz, lentilha, etc.

Guarnições

  • Um legume ou verdura refogado é uma ótima opção.

É fundamental manter um equilíbrio na escolha dos alimentos, para não repetir muitas vezes as mesmas opções, variar as cores e os nutrientes do cardápio.

 

O que não pode faltar nos cardápios semanais?

  • Vegetais variados, arroz integral, quinua, saladas à base de folhas.

 

O que evitar no cardápios semanais?

  • Frituras, salsicha, mortadela, linguiça, salame, creme de leite, excesso de manteiga, carnes gordurosas, pele de frango, queijos amarelos e cremosos, carboidratos pobres em fibras, açúcar, alimentos com farinha refinada.

 

VANTAGENS DE FAZER UM PLANEJAMENTO SEMANAL

Variação

Com os cardápios semanais você consegue variar os alimentos da maneira certa, manter todos os nutrientes necessários para uma semana e ainda controlar a distribuição a cada dia, saindo da rotina e colocando mais “vida” no prato.

Economia

Você sabia que o planejamento também ajuda você a economizar? É isso mesmo, economizar! Quando você já deixa o planejamento pronto, sabe que só será necessário comprar aquilo, ou seja, pode dar adeus aos desperdícios no supermercado.

Tempo

Você costuma não ter tempo para quase nada e essa é a sua desculpa para uma dieta desequilibrada? Então chega de desculpas, pois a hora de mudar é agora. Faça o cardápio e sinta rapidamente como é fácil ter mais tempo e qualidade no planejamento da sua alimentação.

Foco

Pode até parecer que não, mas ao planejar, manter o foco também se torna uma tarefa muito mais fácil, já que você certamente ficará com muito mais motivação para seguir e acreditar na sua dieta.

 

Viu só como fazer o seu cardápio semanal nem é difícil? Quer conferir outras dicas como essa? Então fique ligado, pois estamos preparando muitas novidades bacanas para você. Não fique de fora!

 

Até a próxima!

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